Complementação Pedagógica

 

O QUE É COMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA ?

 

 

É um programa especial de formação pedagógica de docentes no nível superior para as disciplinas que integram as quatro séries finais do ensino fundamental e ensino médio.

Destina-se a suprir a falta nas escolas de professores habilitados, em determinadas disciplinas e localidades em caráter especial.

O concluinte da complementação receberá certificado equivalente à Licenciatura na área de Pedagogia (Art. 10, da Resolução CNE/CEB N° 02/97).

 

 

PÚBLICO ALVO: Conforme o Art. 2° da Resolução 02/97, é destinado aos portadores de diploma de graduação, em cursos relacionados à habilitação pretendida (licenciatura) que ofereçam sólida base de conhecimentos na área de estudos ligada a essa habilitação. Os cursos relacionados que poderão fazer a complementação em Pedagogia são: Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Química. O licenciado estará capacitado ao exercício do trabalho docente em todas as suas dimensões, o que supõe pleno domínio da natureza e do conhecimento teórico-prático essencial a sua produção e difusão. Atendidas as exigências básicas, o profissional estará em condições de suprir demandas sociais relativas ao seu campo de conhecimento.

 

INSCRIÇÕES: O Processo seletivo será feito de acordo com a compatibilidade entre a graduação adquirida e a habilitação pretendida, uma análise de currículo através de exame de documentos onde o pretendente deverá apresentar: diploma da graduação, histórico escolar e ementa das disciplinas cursadas. As Inscrições deverão ser feitas na Secretaria Acadêmica do Instituto Superior Fátima

 

QUEM CERTIFICA: O concluinte do programa especial será certificado pela Instituição, conforme Art. 10 da Resolução n° 02/1997, O concluinte do Programa Especial de Complementação Pedagógica receberá certificado e terá direito ao registro profissional equivalentes à licenciatura plena, em conformidade com a Portaria MEC nº. 2.913/2004.

 

PERÍODO DE INTEGRALIZAÇÃO MINÍMA: Doze Meses

 

CARGA HORÁRIA DO CURSO: 940h

 

PREVISÃO DE INÍCIO: Agosto de 2012

 

DIAS E HORÁRIO: segundas e quartas-feiras das 19h às 23h (Semi-presencial)