Administração Escolar e Orientação Educacional
Pós-graduação em Administração Escolar, Orientação Educacional e Docência do Ensino Superior

Gestão Escolar    APRESENTAÇÃO

 

          Tendo em vista as mudanças curriculares para os cursos de Pedagogia através da Resolução CNE/CO nº 01, de maio de 2006, extinguindo as habilitações pedagógicas de Orientação Educacional e  Administração Escolar e Supervisão de Ensino, muitos alunos em curso e profissionais já formados necessitam complementar sua formação e aprofundamento teórico nessas modalidades. Uma vez que não será mais possível o oferecimento das mesmas nos cursos de graduação, considera-se que o oferecimento deste curso de pós-graduação lato-sensu se justifica pela possibilidade de atender as expectativas dos interesses do público alvo para uma formação mais completa.

 

                   

             Dentro desta proposta o Instituto Superior Fátima está oferecendo o curso de pós-graduação Lato  Sensu na área de Pós-graduação em Administração Escolar, Orientação Educacional e Docência do Ensino Superior sob o enfoque de novas linguagens e novas abordagens, para atender aos anseios dos profissionais que buscam especializações no campo educacional, almejando alcançar novas fronteiras, pensando na seriedade que é fazer educação neste país.


          O curso está organizado em dois módulos sendo que a parte  I trata da parte específica de preparação para o Docência no Ensino Superior, já a parte II se desenvolve com o intuito de formar competências específicas para as habilitações de Orientação educacional e Administração escolar.


           O perfil da Educação Brasileira apresentou significativas mudanças nas últimas décadas. Houve substancial queda na taxa de analfabetismo, aumento expressivo do número de matrículas em todos os níveis de ensino. Um dos fatores que contribuiu consideravelmente para essa melhoria foi à exigência legal de formação inicial para atuação no ensino fundamental, tanto para professores, como também para os profissionais técnicos pedagógicos, pois nem sempre essa função era cumprida por especialistas, devido a deficiência de profissionais habilitados e do próprio sistema educacional.


          No entanto, além de uma formação consistente, é preciso considerar um investimento educativo contínuo e sistemático para que o professor, o coordenador, o Administrador, o Orientador Educacional dentre outros profissionais se desenvolvam com capacidades e habilidades múltiplas como exige a educação atual. O conteúdo e a metodologia para essas formações devem ser continuamente avaliados e revistos para que haja possibilidade de melhoria do ensino. Essa formação não pode ser tratada como um acúmulo de cursos e técnicas, mas da construção de um processo reflexivo e crítico sobre a prática educativa.Orientação Educacional


          O desafio que a escola enfrenta atualmente exige dos profissionais da educação, como é colocado o coordenador, uma competência técnica e política que o habilita a participar da construção da autonomia escolar construída a partir da autonomia garantida pela lei, isso faz com que na discussão do trabalho pedagógico abram-se amplas perspectivas que estimulam e asseguram a participação de todos: diretores, professores, pais, alunos, funcionários da escola e representantes da comunidade, onde o supervisor deve ter capacidade de liderança não sendo líder e coordenador sem dar ordens. Trata-se de coordenar o processo de organização das pessoas no interior da escola, buscando a convergência dos interesses dos seus vários segmentos e a superação dos conflitos decorrentes deles.


           A proposta do presente trabalho é buscar as respostas que fazem parte a verdadeira função do gestor pedagógico na atualidade, as formas de atuação para que esse profissional realize suas tarefas e as concepções pedagógicas para sua realização profissional, onde o sistema lhe possibilita realizar suas ações plenamente a fim de comprovar sua competência.


         O curso pretende promover o conhecimento teórico-prático necessário ao exercício da função do gestor escolar, partindo da compreensão do papel desse profissional, considerando a gestão do trabalho, a integração das atividades docentes e administrativas da escola básica.


          A necessidade da formação do administrador escolar com conhecimentos e sensibilidade para uma práxis democrática surgiu da distância que hoje existe entre o que reza a legislação brasileira sobre o tema e o que efetivamente acontece na prática cotidiana. O gestor precisa estar preparado para pôr em prática o trabalho coletivo e, junto com a equipe administrativo-pedagógica da escola, construir uma cultura de participação. Desta forma, o curso faz abordagens sobre a definição das metas do Projeto Político Pedagógico da escola, sem perder de vista o princípio legal da gestão democrática.

           
OBJETIVOS:

  1. Subsidiar alunos e profissionais da educação no aprofundamento de conhecimentos específicos nas áreas de Administração Escolar  e Orientação Educacional;
  2. Enriquecer o currículo dos interessados como forma de atualização, capacitação e habilitação pedagógica e atualização.
  3. Valorizar o conhecimento prévio dos(as) alunos(as) através do desenvolvimento de atividades presenciais, estimulando a expressão dos alunos e o diálogo com os demais atores envolvidos no processo educativo;
  4. Promover a formação integral que garanta as condições necessárias para o exercício da profissão escolhida de forma competente, ética e responsável socialmente;
  5. Oportunizar a estruturação do currículo de forma articulada, buscando-se fazer uso de temas atuais, distribuídos de forma modular;
  6. Incentivar o desenvolvimento de pesquisa que busquem soluções para questões de interesse das habilitações.
  7. Desenvolver reflexões sobre organização e administração do trabalho na escola básica;
  8. Desenvolver teoricamente uma concepção de administrador da escola básica que dê conta das diferentes faces de sua ação educativa: administrativa, democrática e pedagógica.
  9. Subsidiar profissionais da educação no aprofundamento de conhecimentos específicos nas áreas Administração Escolar.
  10. Capacitar esses profissionais para o exercício prático das competências que um administrador escolar necessita no exercício de suas funções proporcionando o desenvolvimento de projetos que os auxilie nessas áreas.
  11. Formar o profissional de educação para atuar na Coordenação Pedagógica de todos os segmentos da educação básica.
  12. Aperfeiçoar e desenvolver as competências de profissionais que já atuam na área de gestão do trabalho pedagógico em instituições escolares e não-escolares.
  13.  Especializar profissionais em Administração Escolar, Orientação Educacional e Docência do Ensino Superior, possibilitando a análise crítica do contexto educacional por meio da apropriação de princípios teóricos metodológicos e práticos a essas áreas.
  14. Desenvolver a capacidade de pesquisa, como princípio orientador do “saber e fazer” profissional.
  15. Caracterizar diferentes espaços de atuação.
  16. Especializar profissionais em Educação Inclusiva definindo a atuação do Orientador Educacional neste processo.
  17. Provocar a emergência da construção de novas concepções e habilidades profissionais para o enfrentamento cotidiano e estratégico das contingências gestionárias em Orientação Educacional
  18.  

PÚBLICO ALVO:

             Bacharéis e licenciados em todas as áreas do conhecimento que tenham interesse na docência superior e/ou nas atividades escolares dos especialistas que norteiam o fazer pedagógico.  Profissionais da área educacional envolvidos no processo administrativo e pedagógico do Ensino Básico: supervisores, diretores, coordenadores pedagógicos, coordenadores de área, dentre outros. Profissionais formados em Pedagogia, Administração, Psicologia e Licenciaturas em geral.

 

METODOLOGIA
           Implica na pesquisa/ação onde o sujeito da pesquisa e seu objeto é um ser social e suas ações modelam e transformam a sociedade da qual o pesquisador é parte integrante, propondo e ou provocando transformação. Desenvolvimento de competências e habilidades, atitudes e valores como princípios norteadores de sua ação pedagógica. Transdisciplinaridade na integração das disciplinas pelo conteúdo epistemológico de cada aprofundamento do estudo e da pesquisa, mediante as diversificadas modalidades da ­investigação. Epistemologia fundamentada nas áreas temáticas da formação do professor. Articulação entre as ações de sala de aula com atividades acadêmicas interdisciplinares com conferências, seminários, workshops, oficinas. Orientação das temáticas numa orientação didática pedagógica.
Exposição conceitual e aulas práticas; estudos de casos; trabalhos em equipe com pesquisa de campo e bibliográfica. Elaboração e apresentação individual de Trabalho de Conclusão de Curso com fundamentação teórica.

 

MATRÍCULA

         Para realizar a pré-matrícula às turmas do 1º semestre de 2011, basta preencher o formulário disponível na página do curso escolhido e encaminhar a documentação necessária ao Instituto. A pré-matrícula só será confirmada após o recebimento dos seguintes documentos:

  1. Xerox do Diploma de Graduação ou de Curso Superior devidamente registrado** (01 cópia autenticada);
  2. Xerox do Histórico Escolar da Graduação** (01 cópia autenticada);
  3. Xerox do RG ou RNE (para estrangeiros) (01 cópia autenticada);
  4. Xerox do CPF (01 cópia autenticada);
  5. Xerox do título de eleitor (frente e verso) com comprovante de votação das duas últimas eleições;
  6.  Xerox do documento militar( para candidatos masculinos)
  7. Curriculum Vitae (01 cópia);
  8. Comprovante de Endereço (01 cópia);
  9. 03 fotos 3X4;
  10. Ficha de inscrição preenchida

Período de realização: Fevereiro de 2011 a Outubro de 2012

Dias e horários das aulas: terça – feira das 19h às 23h

Carga Horária Total: 580 horas

  1. 450 horas de conhecimento específico em sala de aula
  2. 40 horas de TCC
  3. 90 Estágio

Nº de vagas: 40 alunos
Nº mínimo para início do curso: 30 alunos

Coordenação: Dinaura Tedesco

 

MATRIZ CURRICULAR

 

MÓDULO BÁSICO

DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

Disciplinas

Carga  Horária

P

SP

Nº de aulas

Políticas Públicas  da Educação Básica e Superior

25h/a

25h/a

-

5

Avaliação Institucional e da Aprendizagem

25h/a

25h/a

-

5

Psicologia Escolar

25h/a

25h/a

-

5

Fundamentos Metodológicos do Ensino Superior

25h/a

25h/a

-

5

Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica
 25h/a 25h/a - 5

Carga Horária do Módulo:

125h

125h

-

25

 

 

 

 

 

 

 

MÓDULO ESPECÍFICO

ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Disciplinas

Carga  Horária

P

SP

Nº de aulas

Princípios e Métodos de Gestão de Pessoas

25h/a

25h/a

-

5

Gestão Estratégica e Projeto Político Pedagógico

25h/a

25h/a

-

5

Tendências Educacionais Contemporâneas (Políticas e Práticas de Inclusão, Avaliação, Ensino e Aprendizagem)

25h/a

25h/a

-

5

Processos de Aprendizagem, desenvolvimento e construção do conhecimento

25h/a

25h/a

-

5

Tecnologias Gerenciais Contemporâneas 

25h/a

25h/a

-

5

Princípios e Métodos da Administração Escolar 25h/a25h/a
-
5
Princípios e Métodos da Orientação Educacional 25h/a 25h/a - 5
A OE e as dificuldades de aprendizagem.
 25h/a25h/a
 - 5
Planejamento em Orientação Educacional 25h/a25h/a
 - 5
Orientação Vocacional/Profissional
 25h/a25h/a - 5
Dinâmica das relações humanas e liderança na OE 25h/a25h/a
 - 5
Gestão Empreendedora
 25h/a25h/a
 - 5
Estratégias de Comunicação e Marketing
 25h/a25h/a
 - 5
Estágio
 90h/a90h/a
 - 18
TCC
 40h/a40h/a
 - 8

Carga Total do Módulo: 

455h

455h

-

91

Maiores informações pelo telefone (61) 3442-8650 / 3442-8656