Curso Superior Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – TADS

O curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pretende formar profissionais com conhecimentos em análise, projeto, implementação e gerência de banco de dados, assim como em tratamento, transferência e recuperação da informação, capacitando-os a atuar no desenvolvimento de sistemas administrativos, financeiros, educacionais, comerciais e industriais, baseados em WEB.

Entende-se que o campo da computação é formado por áreas específicas de conhecimento, com seus respectivos conteúdos, que podem ser distribuídas em diversas matérias. Dentre as áreas de conhecimento que caracterizam a computação o curso abrange:

- Computação, algoritmos e programação;

- Linguagens de programação;

- Sistemas operacionais e redes de computadores;

- Engenharia de software, engenharia de requisitos, concepção e especificação de software;

- Sistemas de informação e banco de dados;

- Testes e segurança da informação.

Ao utilizar modernas técnicas de projeto de sistemas e negócios, o aluno adquire habilidades de informática, empreendedorismo e gestão, com a finalidade de atender à demanda do mercado por um profissional especializado, porém versátil, capaz de se adaptar a um mundo em constante evolução.

NOSSO DIFERENCIAL -- Foco em software livre

O Curso de TADS do Instituto Superior Fátima tem foco no Software Livre, por ser uma opção de afirmação tecnológica e de desenvolvimento científico, implicando em desenvolvimento econômico e social.

PERFIL DO EGRESSO

O perfil do egresso do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é de um profissional com capacidade de negociação, ético, ativo, provocador de decisões, empreendedor e inovador dentro das organizações. Um agente pró-ativo dotado de visão própria capaz de utilizar a informática e a TI como ferramentas de desenvolvimento corporativo, através da absorção de novas tecnologias, gestão de sistemas e recursos, integração de tecnologias em sistemas de informação, bem como de conhecimentos acerca de migração, adoção e desenvolvimento colaborativo de sistemas baseados em Software Livre.

Com este perfil, o Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas terá competência para:

•Projetar, desenvolver, implantar e manter sistemas de informações, empregando, se necessário, recursos de Software Livre;

•Dominar aplicativos e ferramentas para desenvolvimento de sistemas e recuperação de informações;

•Dominar aplicativos e ferramentas para interoperabilidade de sistemas;

•Utilizar linguagens de programação visual, orientadas a objeto e eventos;

•Administrar meios e recursos relacionados às atividades de informática e TI;

•Transmitir e difundir novas tecnologias nas áreas da informática adequando-as às necessidades das organizações;

•Estabelecer e implementar planos básicos de gestão e administração de empresas;

•Desenvolver e implementar planos diretores de informática.

O profissional deverá desenvolver sua habilidade para resolver problemas e enfrentar situações de imprevisibilidade, incerteza e instabilidade, usando raciocínio lógico, crítico, e analítico para operar e expressar-se de maneira crítica diante das diferentes conjunturas organizacionais e sociais.

Nesse contexto, o profissional poderá exercer, dentre outras, as funções de Analista de Sistemas, Gerente de Desenvolvimento de Sistemas, Projetista de Sistemas de Informações e programador de computadores, podendo também gerenciar seu próprio negócio, sempre com grandes expectativas em relação à sua vida profissional.

A meta é preparar um profissional com habilidades para o trabalho em equipe, de forma colaborativa, uma vez que seu desenvolvimento exige coordenação e participação em projetos envolvendo profissionais de outras áreas além de uma visão do ambiente empresarial.

Curso reconhecido pelo MEC

O curso de TADS do Instituto Superior Fátima é autorizado e reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC, de acordo com as portarias:

- Portaria Ministerial de Recredenciamento da IES nº. 674 de 25 de maio de 2011.

- Portaria Ministerial de Reconhecimento do Curso de TADS nº 47 de 22 de maio de 2012, publicada no DOU n° 100 de 24/05/2012, Seção I.

Dados do curso

Coordenação: Profª MSc. Wilson Miranda Júnior

Vagas oferecidas: 50 vagas noturnas por semestre letivo.

Horário das aulas: Segunda à Sexta, em horário noturno, a partir das 19h.

Corpo Docente: [Clique Aqui]

Carga Horária e Organização Curricular:

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas está organizado em disciplinas de formação básica e de formação tecnológica totalizando 2180 horas, conforme matriz curricular [Clique Aqui] .