Psicopedagogia
Psicopedagogia Institucional e Clínica

Justificativa:

A Psicopedagogia no Brasil está se consolidando, cada vez mais, num movimento de busca concreta por respostas e alternativas aos problemas relacionados ao ato de aprender, que se acumulam no cotidiano escolar. A efetiva ação da Psicopedagogia tem se constituído num espaço plural e multidisciplinar, à procura do conhecimento articulado entre o psíquico e o cognitivo e as suas relações com a gênese da aprendizagem, objetivando trabalhar com os distúrbios de aprendizagem e a oferta de sugestões para a melhoria da qualidade do ensino. Scoz (1996) define bem o papel da psicopedagogia como: “Área que estuda e lida com o processo de aprendizagem e suas dificuldades e que, numa ação profissional, deve englobar vários campos do conhecimento, integrando-os e sintetizando-os”. O psicopedagogo institucional diagnostica e atua na resolução da crise do ensino, da aprendizagem, das relações entre professores e alunos, das dinâmicas em sala de aula, etc. Já o clínico, preocupa-se em resolver a questão da crise do e no próprio aluno (cliente), como ele opera, organiza e constrói o seu saber.
      O Instituto Superior de Educação Franciscano Nossa Senhora de Fátima, procurando atender a demanda de profissionais desejosos de se especializarem no campo da psicopedagogia e, possibilitando a expansão do atendimento educacional e clínico dos problemas de aprendizagem, tomou a decisão de criar o Curso de Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica, numa visão transdisciplinar.
      A psicopedagogia voltada para uma ação transdisciplinar, tem como propósito o processo global da compreensão do mundo presente, pela unidade do conhecimento e pela criação de uma nova forma de viver.

Tipo: Especialização Lato Sensu

Carga Horária: 640 h/a (22 meses)

Periodicidade: Toda Segunda-feira - 19h às 23h - Presencial

Objetivo:

Formar profissionais para atuarem no campo da psicopedagogia, nas áreas clínica e institucional, mediante conhecimentos teóricos e a prática dos principais métodos e técnicas de diagnóstico dos problemas de aprendizagem.

Público Alvo:

Pedagogos, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais e graduados em outras áreas afins.

Quadro curricular

- Comum

1. Introdução a psicopedagogia (Fundamentos da psicopedagogia clínica e institucional)

2. Neurobiologia do conhecimento

3. Metodologia da pesquisa científica

4. Contribuição da psicanálise à psicopedagogia

- Clínica

1. Psicologia do desenvolvimento

2. Psicopatologia e as dificuldades de aprendizagem

3. Distúrbios da linguagem e a contribuição psicopedagógica

4. Distúrbios relacionados à aquisição dos conceitos matemáticos e a contribuição da psicopedagogia

5. O lúdico como instrumento  psicopedagógico e o uso da informática

- Institucional

1. A escola inclusiva, prevenção e relações familiares

2. Adaptação curricular e a contribuição psicopedagógica

3. Avaliação psicopedagógica e clínica institucional

4. Prática supervisionada em psicopedagogia institucional

5. Prática supervisionada em psicopedagogia clínica

6. Orientação TCC

Seleção:

A seleção dos candidatos estará a cargo da Comissão Coordenadora do Curso, e constará de entrevista, análise do Curriculum Vitae, histórico escolar e diploma de graduação, podendo ser acrescido de outro critério que venha a ser julgado necessário pela referida Comissão.

Documentação:

• Sugestão de Curriculum Vitae (modelo disponível aqui);