Pós Integrada

OBS.: Os quatro cursos abaixo citados estão organizados em módulos: Módulo I (Básico) - Comum a todas as áreas de especialização deste seguimento; Módulo II - Matérias específicas da área escolhida. Qualquer um dos cinco cursos habilitam para Docência no Ensino Superior.


1. ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR, GESTÃO PEDAGÓGICA e DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

Carga Horária:
460h
 
Periodicidade: Módulo I – terças – feiras  das 19 às 23h
                     Módulo II – terças – feiras das 19 às 23h

Objetivos:
1.     Desenvolver reflexões sobre organização e administração do trabalho na escola básica;
2.     Desenvolver teoricamente uma concepção de administrador e  gestor pedagógico na escola básica que dê conta das diferentes faces de sua ação educativa: administrativa, democrática e pedagógica.
3.     Subsidiar profissionais da educação no aprofundamento de conhecimentos específicos nas áreas Administração Escolar e Gestão Pedagógica.
4.     Capacitar profissionais para o exercício prático das competências que um administrador escolar e coordenador pedagógico necessitam no exercício de suas funções proporcionando o desenvolvimento de projetos que os auxilie nas áreas da educação.
5.     Aperfeiçoar e desenvolver as competências de profissionais que já atuam na área de gestão do trabalho pedagógico em instituições escolares e não-escolares.
6.     Atender à crescente demanda de formação e atualização dos profissionais de educação (graduados em Pedagogia e demais Licenciaturas) que já atuam ou que buscam atuar na área de administração e coordenação pedagógica..

Público Alvo: Profissionais da área educacional envolvidos no processo administrativo e pedagógico do Ensino Básico: supervisores, diretores, coordenadores pedagógicos, coordenadores de área, dentre outros. Profissionais formados em Pedagogia, Administração, Psicologia e Licenciaturas em geral.

QUADRO CURRICULAR

Módulo I – Básico  - 130h
Política Educacional Brasileira (25h). 
Políticas Públicas da Educação Básica e do Ensino Superior(25h)
Construção do Conhecimento, Desenvolvimento humano e Teorias da Aprendizagem  (30h).
Fundamentos Metodológicos do Ensino superior (20h)
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica - Orientação e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (30h)

Modulo II – Específico -  Administração Escolar e Gestão Pedagógica e Docência do Ensino Superior – 270h
Princípios e Métodos de Gestão (25h)
Gestão de Pessoas (25h)
Gestão Estratégica e Projeto Político Pedagógico (30h)
Gestão Financeira (25h)
Tendências Educacionais Contemporâneas (Políticas e práticas de Inclusão, Avaliação, Ensino e
Aprendizagem, Novas Tecnologias) (30h)
Tecnologias Gerenciais Contemporâneas (25h)
Gestão Empreendedora (25h)
Estratégias de Comunicação e  Marketing (25h)
Estágio Supervisionado (60h)

CRONOGRAMA



2. ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Carga Horária: 450h

Periodicidade:
Módulo I – terças – feiras  das 19 às 23h
                     Módulo II – terças – feiras das 19 às 23h

Objetivo: Especializar profissionais, possibilitando a análise crítica do contexto educacional por meio da apropriação dos princípios metodológicos e práticos da Orientação Educacional.

Público Alvo: Educadores e terapeutas interessados no tema. Bacharéis e licenciados em todas as áreas do conhecimento que tenham interesse na docência superior e/ou nas atividades escolares dos especialistas que norteiam o fazer pedagógico.

QUADRO CURRICULAR

Módulo I - Básico – 160h
Fundamentos da Educação Básica e do Ensino Superior - bases filosóficas sociológicas e históricas da educação (30h) 
Políticas Públicas da Educação Básica e do Ensino Superior (20h)
Construção do Conhecimento, Desenvolvimento humano e Teorias da Aprendizagem (45h)
Fundamentos Metodológicos do Ensino Superior (25h)
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica - Orientação e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (40h)

Modulo II - Específico – 230h
Fundamentos teóricos, metodológicos e práticos da OE. (40h)
Princípios e Métodos da OE numa perspectiva transdisciplinar (60h)
Princípios e Métodos da OE numa perspectiva transdisciplinar (60h)
A OE e as dificuldades de aprendizagem (30h)
A OE e o processo de Inclusão (30h)
A OE e as questões emergentes (Temas Transversais) (40h)
Orientação Vocacional/Profissional (30h)
Estágio Supervisionado (60h)

CRONOGRAMA 


3. DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E 1ª FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL

Carga Horária: 490h

Periodicidade: Módulo I – terças– feira das 19 às 23h
                     Módulo II –  terças– feira das 19 às 23h

Objetivo: Habilitar professores que possuam formação específica ou pedagogos com outras habilitações à docência na Educação Infantil e na 1ª fase do Ensino Fundamental, com o domínio dos conteúdos técnicos, científicos e pedagógicos necessárias ao desempenho docente.

Público Alvo: Candidatos com graduação completa em áreas relacionadas à educação, que desejam aperfeiçoar-se no magistério dos anos iniciais do ensino fundamental. Bacharéis e licenciados em todas as áreas do conhecimento que tenham interesse na docência superior e/ou nas atividades escolares dos especialistas que norteiam o fazer pedagógico.

QUADRO CURRICULAR

Módulo I - Básico – 160h
Fundamentos da Educação Básica e do Ensino Superior, bases filosóficas, sociológicas e históricas da educação (30h). 
Políticas Públicas da Educação Básica e do Ensino Superior(20h)
Construção do Conhecimento, Desenvolvimento humano e Teorias da Aprendizagem  (45h).
Fundamentos Metodológicos do Ensino Superior (25h)
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica - Orientação e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (40h)

Modulo II - Específico – 230 h
Didática e Planejamento do Ensino (30h)
Currículos e Programas e Avaliação Educacional (60h)
Educação e Novas Tecnologias  (20h)
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil numa perspectiva interdisciplinar (60h)
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino Fundamental numa perspectiva interdisciplinar (60h)
Estágio Supervisionado (100h)

CRONOGRAMA 


4. EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Carga Horária: 520h

Periodicidade:
Módulo I – terças– feira das 19 às 23h
                            Módulo II – terças– feira das 19 às 23h

Objetivo: Formar profissionais capazes de trabalhar com a educação inclusiva.

Público Alvo: Educadores e terapeutas interessados no tema. Bacharéis e licenciados em todas as áreas do conhecimento que tenham interesse na docência superior e/ou nas atividades escolares dos especialistas que norteiam o fazer pedagógico.

QUADRO CURRICULAR

Módulo I - Básico – 160h
Fundamentos da Educação Básica e do Ensino Superior, bases filosóficas, sociológicas e históricas da educação (30h). 
Políticas Públicas da Educação Básica e do Ensino Superior (20h)
Construção do Conhecimento, Desenvolvimento humano e Teorias da Aprendizagem (45h).
Fundamentos metodológicos do Ensino Superior (25h)
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica - Orientação e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (40h)

Módulo II - Específico – 260h
Fundamentos históricos, filosóficos da Educação Especial (30h)
Neurobiologia e aprendizagem (20h)
Deficiência Visual – caracterização e intervenção (BRAILE) (30h)
Deficiência Auditiva – caracterização e intervenção (LIBRAS) (30h)
Deficiência Mental – caracterização e intervenção (30h)
Altas habilidades/ Superdotação (30h)
Deficiências Física e Múltiplas  – caracterizações e intervenção (30h)
Condutas Típicas – caracterização e intervenção (30h)
Adaptação Curricular – caracterização e intervenção (30h)
Estágio Supervisionado (100h)

 

Seleção: A seleção dos candidatos estará a cargo da Comissão Coordenadora do Curso, e constará de entrevista, análise do Curriculum Vitae, histórico escolar e diploma de graduação, podendo ser acrescido de outro critério que venha a ser julgado necessário pela referida Comissão.

DOCUMENTAÇÃO:
Diploma de graduação original e uma cópia;
Histórico original e uma cópia;  
Sugestão de Curriculum Vitae (modelo disponível aqui);
CPF original e uma cópia;
03 fotos 3x4 recentes.

 
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